terça-feira, 26 de outubro de 2010

Jornal de Brasília

 CIDADES Sexta-feira, 22 de outubro de 2010 Jornal de Brasília

 

O legado de Alessandro

Ele supera as limitações, lança livro de poesias e dá uma lição de vida.

 

 Indira Efel (indira.efel@jornaldebrasilia.com.br)

 

"Qual é o sentido de nossas finitas vidas / senão tornar outras vidas mais bonitas?". É assim que Alessandro Uccello começa um dos seus poemas, chamado Legado. A poesia surgiu na vida de Ale, como é chamado pelos familiares, na adolescência, com 14 anos. Em alguns tempos de sua caminhada ela esteve mais presente, outras nem tanto, explica sua mulher, Sônia Rosenberg. Mas, de acordo com a companheira, juntos desde 1996, a poesia é tudo que ele faz atualmente. Isso acontece porque Alessandro foi diagnosticado, em março de 2007, com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), uma doença degenerativa sem causa conhecida. Hoje em dia ele tem muitas limitações, não fala e sua movimentação é pequena. Mas mesmo assim não deixou a paixão pelos poemas para trás. "Hoje, minha vida é escrever", explicou pelo iPhone, quando perguntado o que significava a poesia para ele.

 

Fã de Fernando Pessoa, Manuel Bandeira, Vinícius de Morais, Elisa Lucinda e Mário Quintana, Alessandro está lançando seu quarto livro de poemas, chamado Lápis de Flor. A publicação é direcionada para crianças. E isso tem uma explicação. Ale sempre foi um pai muito presente e com o aparecimento da doença não podia fazer o que mais gostava: ler histórias para as duas filhas, Laura, de oito anos, e Elisa, de sete anos. Com isso, começou a escrever as histórias que tinha vontade de contar para as meninas, fala Sônia. "Eu contava história para as meninas e como estava impossibilitado resolvi escrever", descreveu Alessandro.

 

FONTE DE PRAZER

 

Sônia explica que elaborar os livros é fonte de muito prazer para Ale. "Porque elas adoram", fala a esposa. De acordo com ela, o que mais emocionou foi há cerca de três semanas quando as meninas autografaram o novo livro no lugar do pai. Como ele não podia, elas, sem ninguém pedir, sentaram perto dele e assinaram por ele no lançamento no Banco Central, local onde ele ainda trabalha. Alessandro continua mandando seus trabalhos de casa, mesmo com todas as limitações.

 

Para o escritor, a maior frustração é participar tão pouco da vida das filhas, tão serelepes. "É chato participar apenas como expectador", desabafa o poeta pelas letras do computador que também entende o que ele quer escrever pela íris do olho. De acordo com Ale, a esposa e as filhas são vida para ele.

 

E o poeta não quer parar por aqui. Já tem um livro infantil na fase de ilustração, que se chamará Meméia Centopéia. Alessandro fez questão de mostrar o texto, além do início de outra publicação que ainda está escrevendo. Ele também está fazendo um livro de memórias. Para isso, pediu de presente de 50 anos, neste ano, que os amigos escrevessem histórias de momentos que passaram juntos. Conforme Sônia, o intuito da publicação é deixar para as filhas as histórias de vida que ele não pode contar. "Ainda estou escrevendo com os olhos minhas memórias", conta Ale.

 

"E então, deixar a vida / deixando na vida mais vida / deixando a vida de quem fica / mais rica e mais bonita", termina o poemaLegado de Alessandro Uccello.

 

SAIBA +

O livro Lápis de Flor, escrito por Alessandro Uccello e ilustrado por Manuela Loddo, será lançado no sábado (23), às 17h30, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi.

  

Um comentário:

mirna cavalcanti de albuquerque pinto da cunha disse...

Admiro a alma cuja força supera circunstâncias adversas. Sofre, é verdade, mas a dor do próprio sofrer é suplantada pela energia do espírito e da fé.

Certamente só crescemos verticalmente em direção ao Todo, nos tempos assim difíceis.
Ocorre paulatinamente uma caminhada ascendente em direção a algo muito maior, grandioso mesmo, que nos leva à aceitação da pequena-grande humana condição (não sem luta, porém - luta de verdadeiro titã para arregimentar forças , para nadar contra a correnteza, enfrentando como coragem todos os desafios que vão surgindo.
Neste assim viver, começa a germinar e brotar o Entendimento, cujo bálsamo e esperança são alimentados pela fé. Esta, nutre o espírito e o espírito se fortalece de tal forma que catalisa as energias todas do ser para agir como o poeta está agindo: criar beleza ao expressar sentimentos e pensamentos.

Lamento ter tido notícia através de um amigo do TWITTER só hoje, Por isso escrevo este comentário desejando não só seja o livro um sucesso, como sirva de exemplo a todos nós, principalmente aos que sofrem dessa doença e pensam em desânimo que estão excluídos da vida.
Não estão. A vida está a pedir-lhes e exigir-lhes mais.
Lembremo-nos: o que podemos pensar, podemos fazer – pode não ser da forma convencional. Pode ser mais difícil, demorar mais tempo, mas tudo é possível quando o espírito e a fé estão juntos.

Mais ainda poderia escrever. Deixo no entanto o ‘mais’ para ser acrescentado pelos que estiverem lendo este comentário e cujas almas são sensíveis para captar o que deixei de escrever, mas estou sentindo.

Deus está a abençoar ALE e Seus Anjos estão sempre com ele.

Ademais, eu creio em milagres.
“Ter fé é acreditar mesmo contra as evidências”.

Tudo nos leva a acreditar que Deus pode vir a operar um milagre. Eu mesma tenho vivenciado alguns.

EU CREIO.

Fraternal abraço,
Saúde, Luz e Paz!

Mirna Cavalcanti de Albuquerque

Rio de Janeiro 25 de Setembro de 2011

PS: o livro poderá ser comprado no Rio ? Em caso positivo – em quais livrarias?